Punta del Diablo, Uruguai

Talvez a única “Punta” que você tenha ouvido falar no Uruguai seja o famoso balneário de Punta del Este mas tem outra “Punta” que tem feito o maior sucesso ultimamente: Punta del Diablo, no extremo norte do Uruguai, quase na fronteira com o Brasil.

 As semelhanças entre as duas “Puntas” se restringem ao nome. Enquanto Punta del Este é um destino de luxo com muitos hotéis de alto padrão, Punta del Diablo tem um ambiente mais simples e tranquilo, típico de vilarejos pacatos de praia.

À noite, principalmente nos meses de janeiro e fevereiro, a agitação toma conta do vilarejo. As inúmeras baladas, sempre com público abaixo dos 25 anos, fazem de Punta del Diablo um dos principais destinos de música eletrônica do litoral uruguaio.

Durante o dia, a melhor praia é a Playa Grande, que fica 15 minutos andando do vilarejo e é a mais tranquila. Não há bares nem construções em toda a praia. O acesso de carro também é complicado. As praias mais próximas no vilarejo são as Playa del Rivero e a Playa de la Viuda. Estas praias tem mais infraestrutura e ficam mais cheias durante todo o verão.

Foto: Playa del Rivero 

Uma sugestão bacana é alugar um carro e explorar a região. A 12 km de Punta está o Parque Natural de Santa Teresa. O parque tem um mini zoológico, muita natureza, uma fortaleza e 4 lindas praias. Outra opção legal é a cidade de La Coronilla, que fica depois do parque, em torno de 20 minutos de carro de Punta del Diablo.

Quem curte compras, pode ir até o Chuy ou Chui, na fronteira com o Brasil. As cidades irmãs ficam a menos de meia hora de carro de Punta del Diablo. Lá, é possível encontrar inúmeras opções de Free Shops com ótimos preços. Compre champanhes, cavas e vinhos europeus bem baratos.

Umas das melhores surpresas de Punta del Diablo é o mercado de peixes que fica em frente a Playa de los Pescadores. Compre camarões, lulas e peixes nos simpáticos stands frente ao mar e cozinhe no seu apartamento ou Villa. As hospedagens em Punta del Diablo, em sua maioria, têm cozinha e a típica parrilla uruguaia. Eu fiquei no Villa Juana (http://www.villajuana.com.uy/) e adorei. É um condomínio com 5 “villas” completas com todas as comodidades, incluindo parilla . O dono do local te ajuda a acender e a manusear a parilla para assar seu peixe fresco recém comprado.

Como chegar: De Montevidéu, são mais de 300 km. A estrada é ótima. Uma outra sugestão é voar até Pelotas, no Brasil e de lá alugar um carro. São quase 5 horas de viagem

Quando ir: No verão, de dezembro a março.

Para visitar o Uruguai, entre na nossa página de Uruguai

 Escrito por Patrick O'Callaghan