YATAY MARKET

Os novos Mercados Gourmets de Madri

Madri, a bela capital espanhola, sempre foi famosa por seus museus e pela sua vida noturna agitada, a chamada movida madrileña. Nos últimos anos, no entanto, a cidade tem apostado forte na gastronomia como um atrativo turístico. Uma das grandes iniciativas para esta gourmetização de Madri foi a abertura ou remodelação nos últimos 10 anos de diversos mercados gourmets, que se tornaram um verdadeiro fenômeno de público para locais e turistas. Estes mercados, em sua maioria, eram mercados tradicionais que vendiam frutas, verduras, peixe e carne fresca e que entraram em decadência com a abertura dos supermercados nos anos 80. Agora viraram a meca do turista foodie. Conheça os principais mercados


1 – MERCADO DE SAN MIGUEL

Foi o verdadeiro percursor desta tendência. O mercado fica ao lado da Plaza Mayor, um dos locais com mais fluxos de turistas da capital. Em 2009, foi reaberto mantendo a estrutura de metal antiga com várias bancas gourmet que servem o melhor Jamón espanhol, ostras frescas, vermouts e as famosas tapas espanholas. Por ser um dos mais famosos é um dos mais cheios também. Evite ir ao mercado no final da tarde. O ideal é chegar cedo.
Endereço: Plaza de San Miguel, s/n, 28005 Madrid


2 – MERCADO DE SAN ANTÓN

Localizado no coração do bairro alternativo e LGBT de Chueca, é um dos mercados mais bonitos. Foi reaberto em 2011. O antigo mercado da Calle Augusto Figueroa foi completamente demolido e no seu lugar foi construído um edifício de 3 andares. O mercado vende carnes, frutas e verduras para levar para casa e tem também várias bancas de comida para comer lá mesmo. Desde hambúrgueres gourmets até as típicas tapas. O destaque fica no terceiro andar: uma terraza e um bar com belas vistas de Madri, ideal para ver o pôr do sol tomando o famoso Tinto de Verano.
Endereço: Calle de Augusto Figueroa, 24B, 28004 Madrid,


3 – MERCADO DE SAN IDELFONSO

Aberto em 2014, tem uma pegada mais de “Street Food” com arquitetura de toque industrial e meio retrô. Fica no bairro de Malasaña, o bairro mais cool e hispter da cidade. São 18 puestos (bancas) de tapas e produtos gourmet. Tem um pouco de tudo, de crepe a jamón, de queijos a camarão, de batata frita a vinhos de pequenos produtores.
Endereço: Calle de Fuencarral, 57, 28004 Madrid


4 – MERCADO DE SAN FERNANDO

Não é propriamente um mercado gourmet pois ainda mantém os ares de mercado tradicional. Inaugurado em 1944 foi ganhando nos últimos anos bancas de comidas exóticas e espanholas. Tem até um local que vende livros por 10 Euros o quilo. Fica no bairro multicultural de Lavapiés
Endereço: Calle de Embajadores, 41, 28012 Madrid


5 - GOURMET EXPERIENCE NO EL CORTE INGLÉS

Localizado no último andar da famosa loja de departamentos El Corte Inglés de Callao, este espaço foi aberto ao público em 2012. Tem uma vista maravilhosa do centro de Madri e mantém a tendência dos outros mercados: Mistura venda produtos gourmet com postos de comida para comer no ato. Lá dentro há uma unidade da renomada sorveteria Amorino e do StreetXO do Chef David Muñoz, que faz uma uma fusão oriental e espanhola, com tapas criativas e diferentes.
Endereço: Centro Comercial El Corte Inglés, Plaza del Callao, 2, 28013 Madrid


6 – MERCADO DE ANTÓN MARTIN

Parecido com o mercado de San Fernando, não foi remodelado e foi mudando sua cara pouco a pouco. Lá dentro, entre bancas de frango e peixes frescos há um local para degustar a autêntica pizza napolitana e um espaço dedicado as famosas croquetas espanholas.
Endereço: Calle de Santa Isabel, 5, 28012 Madrid


7 – YATAY MARKET

Dedicado exclusivamente à comida de rua asiática, este espaço inaugurado em 2017 imita os mercados de Street Food de Bangkok e Hong Kong. Com muitas luzes de neon, é o melhor lugar de Madri para comer baos, ramens, curry, pad thai, arroz vietnamita, yakitori e muitos outros prazos da cozinha asiática.
Endereço: Calle Doctor Cortezo, 10 28004 Madrid

  Quer visitar Madri e conhecer estes mercados incríveis? Visite a página de Espanha da WeFly Viagens